01 março 2011

Brasil, meu Brasil!

Hoje é o último dia que tenho permissão para circular com a moto pelo Mercosul, por isso precisava chegar ao Brasil de qualquer jeito para evitar problemas. Verifiquei o mapa e concluí que o melhor lugar para voltar à pátria-mãe seria via Paso de Los Libres e Uruguaiana. Tarefa fácil, “apenas” 750 quilômetros me separava do meu destino.

Villa María fica na província de Córdoba, uma das mais importantes da Argentina, e a estrada encontrava-se em boas condições. Mas foi só passar para outra província que a situação mudou bastante. As rutas 19, na província de Santa Fe, e 127, em Entre Ríos, estão em péssimo estado. Do início ao fim sem acostamento, asfalto ondulado e quase sempre sem pintura, o que deixa os viajantes perdidos durante a noite. Além disso, o asfalto reflete muito a luz dos faróis dos veículos que vêm em sentido contrário, o que acaba nos confundindo quanto à distância e lado da pista em que se encontram.

No caminho, parei na cidade de Santa Fe, capital da província, para tirar umas fotos. Santa Fe está situada às margens do rio Paraná e possui um porto muito importante que liga o interior da Argentina ao Oceano Atlântico.

Segui viagem pelas maltratadas rutas dessa região e às 23h passei pela Aduana entrando no Brasil. O interessante é que, quando entrei na Argentina, as autoridades locais me perguntaram o que eu levava na bagagem. No Chile, a mesma coisa, e ainda me pediram para abrir e mostrar o que tinha dentro. No Brasil, passei e ninguém me perguntou nada. Estranho.



>>> Post seguinte: Em Território Nacional

<<< Post anterior: Reparos

Um comentário:

Unknown disse...

show.... bem vindo ao meu país...

sinta se em casa ;)