14 fevereiro 2011

Manutenção Periódica

Acordamos cedo com a intenção de fazer uma revisão na minha moto em Porto Alegre. Ela realmente funcionou pela manhã, mas não podemos correr o risco de vê-la parar de novo em qualquer lugar caso volte a chover.

Seguimos pela BR-101 que, passada aquela área em obras, encontra-se em bom estado. A partir do município de Osório-RS entramos na BR-290, mais conhecida pelos gaúchos como Freeway. Trata-se de uma pista dupla com quatro faixas em cada um dos sentidos e asfalto de ótima qualidade. As condições da pista fizeram com que esse trecho da viagem fosse mais rápido e muito menos cansativo. Deu até pra dar umas esticadas!

Ao chegar em Porto Alegre, deixei a moto na revisão e passei por um susto. Quando pediram minha documentação para dar entrada na oficina, não encontrei minha carteira de habilitação. Será que saí de casa sem ela? Procurei em todos os bolsos e nada. Desisti e comecei a pensar em formas de conseguir o documento rapidamente. Liguei para uma amiga minha que trabalha no Detran e ela me orientou a procurar o Detran de Porto Alegre.

Assim eu fiz. Andei várias quadras no centro da cidade até encontrar o Centro de Formação de Condutores, onde me informaram que era impossível tirar uma segunda via ali, que teria que solicitar a transferência da minha carteira de um Estado para o outro e aguardar pelo menos 7 dias! Transferir? Não, moça, acho que você não me entendeu. O que eu quero é uma segunda via!

São nessas horas que percebemos o trastorno causado pela falta de um Detran único no Brasil. Como é que em um país como o nosso e em plena era da tecnologia da informação não temos um departamento de trânsito único e integrado em todas as regiões? Não sei. E não sou eu a pessoa que tem a resposta para isso.

Voltei ao hotel e, para a minha sorte, encontrei a habilitação escondida no meio da bagagem. Que bom, não vou mais precisar voltar para casa antes da hora.

Mais tarde, voltei à assistência técnica da Kasinski para tirar a moto da revisão. O mecânico me disse que a causa da pane foi o sensor do cavalete lateral que estava com uma pequena abertura por onde passava água, o que acabava fechando o circuito não permitindo que a moto desse partida. Foi resolvido simplesmente desligando o sensor. Quando voltar para casa penso se troco ou não por um novo.

Agora, mais relaxado, resolvi conhecer um pouco de Porto Alegre. Não muito, porém. Fui até o Mercado Público, onde estavam Eduardo e Vivi e mais nada. A minha ideia era depois dar um pulo na Calçada da Fama, que me foi recomendada pelo pessoal da Kasinski, mas Eduardo estava mais desanimado que bicho-preguiça com sono e fechou o dia por ali mesmo. Fazer o que, né? O jeito é guardar as energias para Punta del Este.



>>> Post seguinte: Caminhos Uruguaios

<<< Post anterior: Perrengue!

4 comentários:

Unknown disse...

Gravura... Nun tem gravuras.. :(

Post xatu =p

Anônimo disse...

Toma um chopp no Dado Bier Francivan!

Unknown disse...

compra brinquedo coreano, eh isso que dah!

Unknown disse...

Malditos coreanos.....