15 fevereiro 2009

Nas Cataratas

Mais uma vez eu precisava fazer revisão na moto. A Comet GT-R precisa de uma a cada 3 mil quilômetros com tolerância de 10%. A moto já estava com 6 700 km rodados e, como hoje é domingo, terei que esperar até amanhã. Não sei quantas horas leva para fazer a revisão dos 6 mil, mas creio que levará a manhã inteira. Se for assim, sairemos amanhã depois do almoço e chegaremos em Curitiba durante a noite. Eduardo também precisava fazer manutenção na XTZ-250 dele, mas era serviço rápido. Só precisava trocar as pastilhas do freio traseiro, que já estavam nas últimas.

E já que estamos em Foz do Iguaçu, por que não fazer uma visitinha às cataratas? Ótima ideia. Ligamos para Molinari, que já estava em Foz, e marcamos de nos encontrar aqui mesmo no hostel. Mas a proposta era atravessar a Ponte da Amizade e passar para o Paraguai para fazer umas comprinhas. Só depois é que iríamos ver as famosas quedas d'água que separam o Brasil da Argentina.

Resolvemos ir de táxi porque fomos advertidos que no Paraguai há muitos roubos de veículos brasileiros e nós não estávamos nem um pouquinho a fim de voltar a pé para o Rio de Janeiro. O táxi veio rápido e o motorista tinha sido o mesmo que deu a Molinari e Adenize a informação de onde ficava o hostel quando eles se viram perdidos no caminho do hotel onde eles estavam para cá. Coincidências acontecem.

Atravessar para o lado Paraguaio é a coisa mais fácil que existe. Nem parece que existe aduana, pois ninguém pediu os nossos documentos. Passamos e ninguém nos incomodou.

Ciudad del Este-PAR parece mais um grande camelódromo onde vende-se de tudo. Enquanto andamos nas ruas, os venderores ambulantes vão nos mostrando os seus produtos. Alguns passam massageadores nos nossos ombros enquanto caminhamos. É engraçado, mas chega a um ponto que passa a incomodar.

Fomos advertidos a comprar somente dentro dos shoppings, mas passamos por um camelô que estava vendendo pen drives de 32 GB por um preço bastante atraente. Não resistimos e acabamos comprando alguns. Mais tarde descobrimos que eram falsificados, não funcionavam direito. Ainda bem que estavam baratinhos.

De volta ao Brasil, pegamos as motos e fomos almoçar em uma churrascaria que o motorista do táxi havia nos indicado.

De lá fomos direto para as cataratas. Já visitei o Parque Nacional do Iguaçu há 1 ano e meio atrás, mas não deixei de ficar impressionado com essa maravilha da natureza. Dizem que a ex primeira dama dos Estados Unidos Eleanor Roosevelt, ao ver as Cataratas do Iguaçu, exclamou “Pobre Niagara!”

No estacionamento do parque vimos as duas motos dos australianos que estavam em Punta del Este. Um deles tinha me falado que iam passar por Foz do Iguaçu.

Ao deixarmos as cataratas, Molinari nos sugeriu visitar o Marco das Três Fronteiras. No encontro dos rios Iguaçu e Paraná dá para ver a Argentina e o Paraguai, cada país com o seu marco.

Um bom dia merece uma boa comemoração, por isso nada melhor que uma dose caprichada de cachaça da boa! (Não se enganem. O líquido nos copos é água mineral mesmo).

>>> Post seguinte: Separado do Grupo

<<< Post anterior: A Grande Fuga (Parte 2)